Micro-Momentos hoje: onde está a sua empresa quando os clientes Precisam?

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Os smartphones mudaram as regras do jogo e Lisa Gevelber, VP de Marketing do Google, explica como as marcas de todas as categorias podem influenciar as decisões dos consumidores em todas as suas aquisições, estejam eles escolhendo um financiamento imobiliário ou comprando uma escova de dentes nova.

Vivemos em um mundo de muitas escolhas: temos incontáveis marcas à nossa disposição e existem mil e uma de maneiras de fazer as coisas. Com tantas opções, recomendações são sempre bem-vindas.

Quando estamos prestes a fazer uma compra de alto valor ou tomar uma decisão importante – como que carro comprar, qual carreira seguir ou com que banco financiar o apartamento – é natural que consultemos não apenas os amigos e a família, mas também o mundo de informações que estão disponíveis online.

E com os smartphones a oferecerem acesso imediato e ilimitado a essas informações, é fácil recorrer à tecnologia sempre que precisamos de ajuda – basta pesquisar. Isso significa que, hoje, são os consumidores que decidem o que é mais ou menos importante para eles e, dessa forma, marcas de todas as categorias têm a chance de influenciá-los em todos os momentos do processo de decisão de compra.

Todas as decisões são importantes

Ninguém gosta de levar gato por lebre. Não importa se o nosso foco é valor, estilo ou qualidade, qualquer que seja o item que pensemos em comprar – seja qual for a categoria ou o preço – pode ser pesquisado pelo smartphone. Hoje, nós podemos recorrer ao celular sempre que quisermos para obter todas as respostas que precisamos. Assim fica muito mais fácil fazer a melhor escolha e comprar a coisa certa.

Isso fica evidente nos números revelados pelas buscas do Google nos Estados Unidos. Não apenas as pesquisas pelo termo “best” (melhor) feitas no mobilecresceram mais de 80% nos últimos 2 anos1, como esse crescimento foi ainda maior entre os produtos de baixa consideração. Trocando em miúdos, estamos ficando tão “viciados” em pesquisar que fazemos buscas até mesmo para comprar as menores coisas.

Imagine um produto que usa todos os dias: por exemplo, escova de dentes. Talvez nem pense tanto assim sobre ela, mas, aqui nos EUA, muitos refletem um bocado na hora de comprar esse utencilio. As pesquisas por “best toothbrush” (melhor escova de dentes) cresceram mais de 100% nos últimos dois anos.3 E essa tendência não se limita aos produtos de higiene oral. Outros termos que também estão em alta nas pesquisas mobile daqui incluem: “best umbrellas” (melhores guarda-chuvas) com mais de 140% de crescimento, “best travel accessories” (melhores acessórios de viagem) com mais de 110% de crescimento, e “best deodorants” (melhores desodorantes) com mais de 60% de crescimento.

 

Esta é uma mudança muito interessante para as marcas que trabalham com produtos de baixa consideração e já dá até para imaginar a nossa missão enquanto profissionais de marketing: ajudar os consumidores na hora da decisão.

Faça recomendações personalizadas

Muitas vezes, as pessoas querem saber coisas diferentes quando procuram recomendações sobre o mesmo produto. Ainda bem que as buscas onlinepermitem que elas sejam profundamente específicas no que procuram, com a certeza de que encontrarão informações úteis e relevantes.

Sapatos, por exemplo. Sim, as pessoas querem saber quais são os melhores, mas cada uma delas por razões muito particulares. O gráfico a seguir mostra buscas bem específicas feitas no mobile e que vêm crescendo dentro da categoria de calçados aqui nos EUA:

 

 

Outra coisa que notamos é que, às vezes, as pessoas buscam recomendações sobre produtos, outras sobre estilo de vida. Por exemplo, observamos um crescimento enorme nas buscas mobile tanto por “best anti aging skin care products” (melhores produtos anti-idade para cuidados com a pele) quanto por “best skin care routine for 30s” (melhor rotina de cuidados com a pele para a faixa dos 30 anos). Antes, era raro encontrar esse tipo de pesquisa. Por isso é tão importante analisar os dados de busca dentro da sua categoria: que tipo de informação as pessoas estão procurando agora?

Nada se compara a uma experiência pessoal

Desde que o mundo é mundo, pedimos ajuda a outras pessoas na hora de tomar decisões. E hoje, mais do que nunca, nos beneficiamos das opiniões alheias quando procuramos por comentários, avaliações, fotos e posts online. As experiências pessoais de outros usuários ajudam a guiar nossas decisões de consumo.

Faz algum tempo que buscas por avaliações de produtos vêm ganhando força, mas nos últimos dois anos, as pesquisas pelo termo “product review” (avaliação de produto) cresceu mais de 35% aqui nos EUA.5 Uma novidade é que o público está usando, cada vez mais, o celular para assistir a avaliações em vídeo. Nos últimos dois anos, vídeos que tinham a palavra “review” no título tiveram um watchtimeequivalente a 50.000 anos na frente da tela. E isso apenas no mobile.6

Bem, voltando às escovas de dente: será que as pessoas procuram mesmo por avaliações de itens tão triviais? Com certeza. As buscas por “toothbrush reviews” (avaliações de escovas de dente) mais que dobraram nos últimos dois anos.7

Transforme sua marca em uma referência de informação

As pesquisas do Google mostram que as pessoas recorrem ao mobile para pesquisar sobre as mais diferentes categorias de produtos e isso também inclui itens triviais e de baixo custo. Entendendo quando e onde as pessoas buscam por recomendações, as marcas podem oferecer sugestões relevantes toda vez que alguém procurar ajuda online. E nós, profissionais de marketing, podemos ser aliados nesse processo, oferecendo dicas e sugestões para alimentar com informação as decisões de compra de nossos potenciais clientes.

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Fonte: Think with Google

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