Devo Apostar no Facebook, Instagram ou Google Ads
Quando estamos a pensar na nossa primeira campanha de anúncios, é natural ficarmos com dúvidas, por onde se deve começar. Geralmente a dúvida fica entre: Google, Facebook ou Instagram.
O primeiro passo será ter a sua estratégia bem definida: Objectivo, Segmentação do Target, Posicionamento (como se vai apresentar ao seu Target – Design, Copy), Definição dos canais de Comunicação e de Captação.
Isso acontece porque são plataformas muito populares. Enquanto uma é Líder no mecanismo de pesquisa, a outra por sua vez, é Líder em Social Media. Ambas são muito boas no que fazem.
Mas se as duas são Líderes no seu segmento e eficientes no que oferecem, isso significa que devo anunciar nas duas?
A resposta é sim,pode e deve anunciar nas duas plataformas. Porém, se o seu investimento for limitado, deverá escolher somente uma delas. Mas qual?
Vamos falar sobre a eficacia de cada uma de acordo com o objectivo e estratégia de uma campanha de Marketing.
Vamos imaginar um segmento, por exemplo: DENTISTA.
Geralmente procuramos um dentista, só quando sentimos dor. Será?
Depois de ler , estará apto a escolher o melhor canal para se comunicar.
Boa leitura!
GOOGLE ADS
Continuando com nosso exemplo: Está com dor de dentes, porém está em viagem numa cidade que não conhece ninguém.
Pergunta: O que faria numa situação dessas?
A. Faria uma pesquisa no Google por um dentista 24h.
B. Entraria no Facebook e colocaria uma fotografia a pedir ajuda.
Acredito que a letra A teve a maioria das respostas.
COMO A ESTRATÉGIA DO GOOGLE ADS SE ENCAIXA
Como já dissemos anteriormente, o motor de busca do Google é uma ferramenta eficiente. A inteligência do Google é capaz de completar os termos que pesqiusa e na grande maioria das vezes, o resultado é certeiro.
Para que o Google traga resultados cada vez mais certeiros e sempre de acordo com o termo pesquisado, é necessário que do outro lado tenha um site com conteúdo relevante.
Além disso é necessário uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), bem feita se o objetivo deste for estar entre os primeiros resultados.
Quem pesquisa no Google está activamente interessado(a), atrás de informações de um determinado serviço ou produto. Mas na sua grande maioria, são bens de necessidade, coisas que precisa para ontem e muitas vezes não pode esperar muito tempo.
E é nisso o que se deve pensar, caso tenha a intenção de anunciar no Google Adwords.
O anunciante que optar pela plataforma do Google, poderá fazer anúncios também no Google Shopping, Gmail, Youtube e em milhares de sites parceiros.
Essas são as principais características do Google.
Então, não se esqueça: Tem um produto ou serviço de necessidade? O seu anúncio poderá ter um desempenho melhor nesta plataforma.
FACEBOOK ADS
Outro exemplo: Está navegar no seu Facebook ou Instagram e vê um anúncio sobre Destartarização como prevenção para várias doenças orais.
Esse anúncio despertou a atenção e quer saber mais informações. Eis que, a campanha fala de uma avaliação gratuita e voçe decide submeter o formulário. Após a consulta, fica satisfeito porque ficou com os dentes sem caries.
Note que embora o profissional em questão seja o mesmo, as situações mudaram:
No primeiro você estava com dor, logo, precisava de um profissional com emergência. E no segundo exemplo, mesmo que não fizesse a limpeza preventiva, a sua vida continuaria a mesma, sem dores.
COMO A ESTRATÉGIA DAS REDES SOCIAIS SE ENCAIXAM
Enquanto o Google está direccionado para anúncios para quem está activamente à procura de algo (Inbound – em geral) o Facebook é vai despertar em si a necessidade (Outbound).
Sim, é isso mesmo! Enquanto navega pelo feed ou stories do Facebook / Instagram poderá ser surpreendido por alguns Serviços ou produtos que deseja adquirir.
O formato dos anúncios é feito por meio de pequenos vídeos ou imagens com pouco texto. E isso por muitas vezes já é o suficiente para abrir a porta ao Cliente.
Isso acontece através do algoritmo do Facebook Ads e/ou do Google.
Quem optar pelos anúncios no Facebook Ads, poderá anunciar também no Instagram.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Procuramos no Google (Search – Shopping), quando temos uma necessidade. E o Facebook e Instagram desperta em nós a Necessidade.
Quem faz pesquisa no Google está mais perto de fechar o negócio, pois necessita de algo.
Enquanto que no Facebook, quem é impactado necessita de ter Confiança e credibilidade no produto, serviço ou marca. Estrategicamente esta é a principal diferença entre as duas plataformas.
Como vê, é possível trabalhar com uma ou outra plataforma, ou ainda com as duas ao mesmo tempo sem problema nenhum.
Fonte: Digital Xperience
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