A sua Estratégia Digital não Funciona?
Grande parte das vezes a perceção que fica em relação às Estragégias de Marketing Digital é que qualquer pessoa está em condições para a Criar, Implementar e Analisar!
O que acontece é que nos dias de hoje os Canais e Ferramentas Digitais são cada vez mais complexos/as e completos/as, como tal tudo o que é desenvolvido no ambito de uma Estratégia deverá ser Profissional, vamos dar um exemplo simples:
Criação de uma campanha de Facebook Ads:
Design – Cumprir regras dos 20% / Criativo / Diferenciado
Copy – Criativo / Diferenciado / Call to Action / Claro e Objetivo
Escolha do objectivo – Escolher qual a ferramenta a utilizar de acordo com o objectivo a atingir
Colocação do URL – Criação de um url para controlar / analisar o comportamento do anúncio
Pixel – Criação de listas
Publicos – Definição de vários publicos para teste a/b
Google Analytics – Só com esta ferramenta é possivel perceber o comportamento de quem visita o site da campanha
Muito mais haveria para explicar, o que é um facto é que o Facebook para funcionar, deverá ter todas as suas funcionalidades bem exploradas e dominadas !
Em baixo poderá ver um exemplo de uma estratégia de Marketing Digital bem definida:
1) Defina muito bem o seu objetivo de Negócio
(este objetivo deverá estar alinhado com o Business Plan)
Obtenção de vendas
Online
Offline
Captação de Contactos
Para criar Listas (email / pixel / remarketing)
Para proceder a contactos telefónicos
Obtenção de Notoriedade – Brand Awareness
2) Defina o seu objetivo de Marketing
Ex: Enviar tráfego para a loja online (para aumentar as vendas)
Ex: Enviar tráfego para a Landing Page (para captar contactos)
3) Defina a estratégia de Marketing Digital
Como chegar do ponto A ao ponto B
Que canais utilizar
Dominar todas as ferramentas de Social media (Pixel, públicos, dimensões, remarketing, catálogos)
Dominar todas as ferramentas do Adwords (Search / Display / Sopping Remarketing / Google Search Console / events)
O site está totalmente otimizado
Otimizado para vender / captar leads / envolver
Que comunicação utilizar
Está-se a diferenciar dos concorrentes?
Comunica de forma profissional?
A sua comunicação é coerente?
O “copy” e o “design” cumprem as regras básicas de “engagement” e “call to action”?
Utiliza uma pitada de “criatividade” e de “graçolas”
Nas campanhas pagas cumpre as regras do teste a/b
Exemplos:
4) Analise diariamente a performance da sua estratégia
Defina Métricas a analisar
Defina uma periodicidade para analisar os relatórios
Tome decisões (otimize) de acordo com a análise efetuada
5) FINAL – OBJETIVO ATINGIDO – REPLIQUE INOVANDO NA PRÓXIMA ESTRATÉGIA
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