A sua Estratégia Digital não Funciona?
Grande parte das vezes a perceção que fica em relação às Estragégias de Marketing Digital é que qualquer pessoa está em condições para a Criar, Implementar e Analisar!
O que acontece é que nos dias de hoje os Canais e Ferramentas Digitais são cada vez mais complexos/as e completos/as, como tal tudo o que é desenvolvido no ambito de uma Estratégia deverá ser Profissional, vamos dar um exemplo simples:
Criação de uma campanha de Facebook Ads:
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Design – Cumprir regras dos 20% / Criativo / Diferenciado
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Copy – Criativo / Diferenciado / Call to Action / Claro e Objetivo
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Escolha do objectivo – Escolher qual a ferramenta a utilizar de acordo com o objectivo a atingir
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Colocação do URL – Criação de um url para controlar / analisar o comportamento do anúncio
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Pixel – Criação de listas
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Publicos – Definição de vários publicos para teste a/b
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Google Analytics – Só com esta ferramenta é possivel perceber o comportamento de quem visita o site da campanha
Muito mais haveria para explicar, o que é um facto é que o Facebook para funcionar, deverá ter todas as suas funcionalidades bem exploradas e dominadas !
Em baixo poderá ver um exemplo de uma estratégia de Marketing Digital bem definida:
1) Defina muito bem o seu objetivo de Negócio
(este objetivo deverá estar alinhado com o Business Plan)
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Obtenção de vendas
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Online
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Offline
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Captação de Contactos
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Para criar Listas (email / pixel / remarketing)
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Para proceder a contactos telefónicos
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Obtenção de Notoriedade – Brand Awareness
2) Defina o seu objetivo de Marketing
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Ex: Enviar tráfego para a loja online (para aumentar as vendas)
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Ex: Enviar tráfego para a Landing Page (para captar contactos)
3) Defina a estratégia de Marketing Digital
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Como chegar do ponto A ao ponto B
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Que canais utilizar
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Dominar todas as ferramentas de Social media (Pixel, públicos, dimensões, remarketing, catálogos)
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Dominar todas as ferramentas do Adwords (Search / Display / Sopping Remarketing / Google Search Console / events)
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O site está totalmente otimizado
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Otimizado para vender / captar leads / envolver
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Que comunicação utilizar
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Está-se a diferenciar dos concorrentes?
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Comunica de forma profissional?
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A sua comunicação é coerente?
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O “copy” e o “design” cumprem as regras básicas de “engagement” e “call to action”?
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Utiliza uma pitada de “criatividade” e de “graçolas”
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Nas campanhas pagas cumpre as regras do teste a/b
Exemplos:
4) Analise diariamente a performance da sua estratégia
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Defina Métricas a analisar
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Defina uma periodicidade para analisar os relatórios
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Tome decisões (otimize) de acordo com a análise efetuada
5) FINAL – OBJETIVO ATINGIDO – REPLIQUE INOVANDO NA PRÓXIMA ESTRATÉGIA
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