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Há pouco menos de cinco anos , o Instagram era uma “criança”. Mesmo assim, algumas startups e algumas marcas já apostavam no seu desempenho apostando em estratégias de Social Media.No entanto, a rede social ainda estava a dar os seus passos iniciais.

O Instagram era basicamente um lugar onde as pessoas partilhavam as mesmas fotos do Facebook, com alguns filtros. Selfies e fotos de comida era o que se fazia e o termo “influenciador” ainda estava no seu estágio inicial.
Hoje de forma repentina observamos a sua impotancia, principalmente nos micro-momentos.
O Instagram conseguiu atingir a taxa de crescimento mais rápida da sua história e superou o Facebook com taxas de engagement na ordem dos 70%.
Claro que esta ferramenta se está a tornar mais complexa e completa e uma verdadeira aposta por parte das Empresas, com o objectivo de alcançar maior retorno financeiro.
Deixamos aqui os 5 passos para CRIAR UMA CAMPANHA DE SUCESSO NO INSTAGRAM:
O formato e as ferramentas do Instagram potenciam a partilha de fotos / imagens, como tal a sua missão é criar publicações / fotos criativas e com grande impacto visual, pois é a sua marca que está em causa.
Mesmo antes de planear a sua estratégia de Social Media é imporatnte ter uma ideia bem definida do caminho, do tom de comunicação e da “persona” que a Marca vai ser no instagram. Ao fazer isso, conseguirá atingir um nível de engagement bastante superior.
DICA: Uma ótima maneira de definir a “personagem de marca” no Instagram seria perguntar que pessas escolheria para representar a Marca no Instagram.

Etapa 1 – ESCOLHER UM OBJECTIVO

Deve partir daqui, concentre-se no objectivo da campanha, aprsar de ter vários propósitos é importante este foco.
Objectivos a atingir:
  • Branding
  • Mensagem de Marketing
  • Promover – Produtos / Serviços

Etapa 2 – A IDEIA

Uma campanha de marketing no Instagram seria um esforço relativamente pequeno. Como mencionado anteriormente, no fundo pode ser tão simples como planear alguns posts de fotos sob a mesma hashtag e narrativa.
Tendo isso em mente, não tenha medo de sugerir mais do que algumas ideias. Dependendo do seu objetivo, concentre-se no que a sua marca representa e crie as representações gráficas mais adequadas.
DICA: Em vez de definir uma ideia clara, deixe a sua ideia final aberta a alterações. A ideia inicial deve servir como diretriz do que sua campanha de marketing do Instagram acabaria sendo.

Etapa 3 – O #HASTAG

Quando tiver a ideia do conjunto de campanhas de marketing, defina uma hashtag clara. Quando se trata de hashtags, geralmente há dois tipos de campanhas de marketing de social media – aquelas que giram em torno da hashtag e aquelas que definem a hashtag (para reter).
O primeiro tipo de campanha, a hashtag é a pedra angular do conteúdo. A hashtag, com a tendência potencial planeada, é o fator que define o conteúdo.
No Instagram, costuma ver isso. Algumas marcas até colocam as hashtags como texto nas próprias fotos.
O segundo tipo é bastante simples e é mais seguro para aqueles que não querem colocar todos os ovos na cesta das hashtags. O tipo mais utilizado de campanhas de marketing de social media são aquelas que são feitas com base na ideia inicial e no objetivo, com a hashtag sendo a última prioridade, uma vez que o conteúdo já comunica o objectivo.
Mesmo que escolha primeiro criar o conteúdo para a campanha e, depois, criar a hashtag, lembre-se de considerar algumas opções diferentes. Deve ter em mente a idéia de uma hashtag no processo de criação de seu conteúdo.
DICA: A hashtag é a base da sua campanha. Certifique-se de que é simples, cativante e relacionável. Mesmo que as fotos sejam, indiscutivelmente, a parte mais importante da sua campanha no Instagram, uma boa hashtag definitivamente serviria o seu propósito a longo prazo e ao sucesso de seu objetivo.

Etapa 4 – O CONTEÚDO

Este deve ser o passo mais simples. Com base na sua ideia, crie o conteúdo necessário. Para o Instagram, isso geralmente é feito por meio de imagens de ações manipuladas digitalmente ou por meio de sessões de fotográficas..
DICA: Alguns profissionais de marketing de social media espalharam uma sessão de fotos em várias campanhas de marketing no Instagram. Eles fazem isso para tornar a sessão de fotos o mais versátil possível e, posteriormente, organizam o conteúdo que precisam para se adequar à narrativa da sua atual campanha de marketing.

Etapa 5 – O PLANEAMENTO

Quando o conteúdo estiver pronto, tudo o que resta é PUBLICAR na plataforma. O que costuma ver é que as pessoas agendam as publicações em determinada data / hora. No entanto, o maior erro é definirem uma data e hora aleatoriamente. Devem utilizar estatisticas.
  • Veja a que horas o seu target está mais ativo.
  • A que hora Qual é as publicações do instagram têm melhor desempenho?
  • Se quer criar uma grande campanha, comece por testar com uma mais pequena
DICA: Também pode ter um horário mais flexível. Especialmente se tiver diversos posts agendados ao longo do Mês, considere os insights e as estatísticas e planeie a partir daí.
Concentre-se na audiência do Instagram!
Certifique-se de construir sua campanha em torno da própria plataforma. Enquanto em plataformas como o Twitter as pessoas tendem a ter um envolvimento com o conteúdo mais humanizado das marcas, a qualidade do conteudo é a principal prioridade no Instagram.
Nunca se esqueça, as pessoas tendem a esperar um certo nível de comunicação e qualidade das Marcas no Instagram.

Se vai usar conteúdo criado por designers ou vai realizar uma sessão de fotografias para uma campanha, deve ser óbvio que primeiro terá de editar as suas fotografias no Computador e depois publicá-las no SMARTPHONE.
DICA: Hoje colocar um filtro em cima das fotos, não funciona, em vez disso deverá contratar a ajuda de profissionais, para garantir qualidade às suas publicações e pr sua vez à sua Marca.
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