Saiba o que significa o parâmetro do Facebook para Outbound links.
Mesmo que esteja a utilizar o Facebook nas suas estratégias de marketing digital, provavelmente você ainda não identificou os Fbclid.
Contudo é preciso estar ciente que, com a criação do Fbclid, os URLs partilhadas nesta rede social estão a sofrer alterações na sua estrutura.
E, apesar de à primeira vista parecer apenas um novo elemento pouco relevante, este parâmetro pode ser crucial para o desempenho das campanhas. Isto porque a performance do site e até a experiência do usuário podem ser prejudicadas com um novo URL para a mesma página.
Ficou interessado e quer saber mais como o Fbclid está a influenciar as suas ações? Fique atento ao nosso artigo e não perca nenhum detalhe sobre esta atualização do Facebook.
O que é Fbclid?
O Fbclid é um parâmetro do Facebook que é adicionado aos outbound links (links externos) partilhados nesta rede social. Mas, para entender melhor, nós explicamos.
Ao clicar nesta pubicação impulsionada o link que lhe vai aparecer no browser é o que se encontra por baixo da foto do nosso post.
Agora, apesar do utilizador ser levado à mesma página, o URL de destino está diferente. Repare no link antes e depois do “?”
Qual o propósito do Fbclid?
É possível concluir que o Fbclid significa “Facebook Click Identifier” (identificador de cliques do Facebook). Isto porque, se o compararmos ao já existente Gclid (Google Click Identifier), é visível que ambos têm a mesma função.
Isto é, visto que o Gclid foi lançado a fim de acompanhar os links do Adsense no Analytics, o Fbclid também propõe a personalização dos URLs com fins de medição.
No entanto, o propósito destes parâmetros vai além. Empresas como o Google e Facebook necessitam de acompanhar o comportamento dos utilizadores. Mas com a recente atualização do Safari, por exemplo, os cookies destas grandes empresas estão a ser bloqueados. Logo precisam de uma nova forma de acompanhar a “jornada” do consumidor.
Então, além da capacidade de medição, o Fbclid também poderá ter um papel fundamental na assertividade dos seus anúncios neste canal.
Como o Fbclid influência o desempenho do seu site?
Como já dissemos anteriormente, um novo URL na página pode influenciar tanto a experiência do utilizador como o desempenho do site.
Portanto, pensando nisso, temos aqui dois exemplos.
URL amigável: https://www.digitalxperience.pt/marketing-digital-em-portugal/
Url partilhado pelo facebook:https://www.digitalxperience.pt/marketing-digital-em-portugal/fbclid=IwAR02Fudj3r1eBsQyj3jdH3b1GH_9pH4VFcqEl7fap9jmGokdjGbYM4pASFg
Apesar de não ser um fator de ranqueamento, pode ver que a primeira estrutura é muito mais agradável ao visitante. Ou seja, com o Fbclick a experiência do usuário tende a ser pior.
Medição
Por fim, veja como estes links aparecem no Google Analytics e a forma como influenciam a leitura e análise.
#digitalxperience #estrategiadigital #seo
Peça a sua Estratégia Digital sem Custos >>>>>>
Fale connosco hoje e prepare-se para o amanhã!
Digital Xperience – Smart Minds Follow the Future!
Fonte: DX