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Os acessos e vendas da sua Loja Online baixaram nos últimos anos?

Já se perguntou porquê as visitas na sua loja online nos últimos anos baixaram? E, consequentemente, as vendas? Será que um problema do SEO é responsável ou há outras razões? A criação de conteúdos gere sempre novas oportunidades de visitas, mas não explica o fenómeno das quedas de visitas. Uma razão também consiste claramente no aumento exponencial de centenas de lojas online que surgiram nos últimos anos.

Mas antes de pensar em gastar agora dinheiro em serviços ‘milagrosos’ de SEO e aumento em ‘centenas e milhares de cliques relevantes’, deverá compreender outros fatores que influenciam as suas vendas e comportamento dos utilizadores na Internet. Se em 2010 nada menos de 70% das pesquisas por produtos tiveram o seu início no Google, em 2016 só alcançou 25%, em comparação com 56% de Amazon.

O que terá acontecido? Amazon e eBay tornaram-se os novos pontos de partida de pesquisa por produtos. E por outro lado a quem inicia uma pesquisa por produtos no Google, os produtos do Google Shopping chamam logo mais atenção através de imagens de produtos. Trata-se, portanto, de um marketplace com visibilidade privilegiada no motor de pesquisa.

E porquê este sucesso dos marketplaces, nomeadamente de Amazon?

  1. Estes portais gerem confiança dos clientes através de garantias e disponibilização às vezes de centenas de avaliações e comentários sobre cada produto.
  2. Juntam milhares de produtos e ofertas, sendo praticamente impossível não encontrar algo que corresponde às necessidades do cliente.
  3. Uma vez registado, facilitam o processo de encomendas e permite encomendas em “3 cliques”, o que aumenta a taxa das compras por impulso.

Todas estas circunstâncias levaram muitos comerciantes entrar no mundo dos marketplace ou portais de produtos relevantes para o seu negócio e colocarem os seus produtos à venda. Escolha também para os seus produtos mais relevantes os marketplace e portais de produtos em cada um dos mercados de interesse.

Os portais de produtos, tais como o KuantoKusta e o Google Shopping oferecem a vantagem que o cliente faz a compra na sua loja online, e não no site de Amazon ou do eBay, o que estabelece uma relação direta com o cliente final.

  • Portugal: KuantoKusta, Google Shopping, Amazon e eBay
  • Espanha Kelkoo, eBay, Amazon
  • Alemanha Amazon, eBay e Idealo

Deixamos aqui alguns conselhos para a sua estratégia de vendas online:

Descubra a melhor combinação das ferramentas de marketing e canais de vendas.

  1. Experimente vários marketplaces e portais de produtos para identificar os melhores canais.
  2. Pesquise por estatísticas de vendas por tipos de produtos na Internet.
  3. Preocupe-se igualmente com o SEO. O SEO continua a ser muito importante. Apenas deixou de ser a única técnica relevante.
  4. O content marketing, portanto, escrever e divulgar por newsletter e redes sociais conteúdos relevantes para os seus clientes, continua a ser uma estratégia que pode gerar negócio, mesmo negócio significativo.
  5. Aposte igualmente nas redes sociais.
  6. Experimente novas ferramentas de comunicação para o marketing, tais como o WhatsApp Business https://www.whatsapp.com/business/?l=pt_pt

 

Independentemente das ferramentas de markting que usa, deverá ter em conta os seguintes critérios como a base do seu sucesso de longo prazo:

  1. Aposte na sua marca.
  2. Proporcione aos visitantes da sua loja uma experiência positiva.
  3. Converta os seus clientes em fãs.

Por onde começar?

Caso seja o seu objetivo aumentar as receitas a curto prazo, dê prioridade às ações que enquadram os marketplaces e portais de produtos.
Outras ações, tais como o SEO ou content marketing, podem demorar mais tempo para alcançarem o efeito desejado, mas criam posicionamento duradouro no mercado a médio-longo prazo e reconhecimento por parte da sua comunidade.

Boas Vendas Online!

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Fonte: Lojas na Net

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