É comum ter conversas com pessoas que me abordam sobre o tema (generalista) do Marketing Digital. Por norma expressam a opinião após lerem artigos online ou até depois de terem participado numa acção de formação – eu chamo “formação flash” – onde lhes é prometido a “conquista do mundo”.
É importante perceber que há uma enorme diferença entre aplicar conhecimentos Teóricos a um negócio de forma imediata e “agarrar” num negócio e aplicar o conhecimento adquirido ao longo de vários anos!
Sabemos que todas as áreas necessitam de uma curva de aprendizagem. Umas são mais demoradas do que outras. A curva de aprendizagem no Marketing Digital é demorada. Estratégia, Branding, Conceitos, Métricas, Tags, Códigos, Integrações e não pára.
Poderei dar aqui uma ideia do processo que utilizo para que as marcas tenham sucesso no Mundo Digital.
Para mim é fundamental perceber o negócio e o seu modelo. É a base principal. No fundo também funciono como “Business Adviser”, pois ao longo destes anos já experienciei centenas de negócios, o que me permite ultrapassar barreiras e acelarar processos.
De forma sucinta este é o nosso processo:
- Negócio > Modelo > Mercado
- Marca > STP > Marketing MIX
- Estratégia > Canais > Comunicação
- Configurações > SociaL Media > Google
- Avaliação > Plataformas
Desta forma conseguimos perceber o negócio, o seu Mercado e o seu Potencial. Caso seja necessário fazemos ajustes ao modelo.
Outra das principais premissas é o foco nos Objectivos (no fundo é isto que importa) – Vendas, Leads, Notoriedade.
O que sabemos é que há uma grande diferença entre a Teoria e a Prática no Marketing Digital.
Bons negócios!
Caso queira saber o que podemos fazer pelo seu negócio contacte-nos AQUI
Fonte: Miguel Álvares Pereira