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A comunicação é uma das peças fundamentais para o sucesso da sua empresa. 

 

Uma estratégia de comunicação bem estruturada permite que a organização comunique de forma efetiva com o seu público-alvo, transmitindo uma mensagem clara e consistente. 

 

Neste artigo, discutiremos como criar uma comunicação efetiva, abordando os passos essenciais para uma estratégia de comunicação.

 

Comunicação

 

‘Know your audience’ – Conheça o seu público-alvo

 

Antes de começar a desenvolver um plano de marketing e comunicação, é vital definir com quem quer comunicar. 

 

Realizar um estudo de mercado, analisando a concorrência, pode dar-lhe uma melhor compreensão das necessidades e interesses do consumidor, e identificar as suas características demográficas, interesses e comportamentos. 

 

Estas informações ajudam a adaptar a comunicação de forma mais precisa, e a garantir que a mensagem é relevante e cativante para o público que a empresa deseja alcançar. Assim, existe uma melhor percepção da segmentação, por faixas etárias ou géneros, que produtos recomendar, a linguagem a utilizar, etc.

 

Defina os seus objetivos de comunicação

 

Uma estratégia de comunicação efetiva deve ter objetivos claros e bem definidos. 

 

Estes objetivos podem variar, desde aumentar o reconhecimento da marca até promover um produto específico ou serviço. 

 

Certifique-se de que estes objetivos sejam SMART (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais). Isto ajudará a orientar todas as suas ações de comunicação e garantir que a empresa vai em direção a resultados tangíveis.

 

Escolha os canais de comunicação apropriados

 

Existem inúmeras opções de canais de comunicação disponíveis hoje em dia. 

 

Redes sociais, e-mail, blogs, flyers, entre outros. É importante selecionar os canais mais adequados para atingir o seu público-alvo de maneira eficaz. Considere os hábitos de consumo e de entretenimento do seu público e escolha os canais nos quais eles estejam mais presentes. Uma abordagem multicanal também pode ser uma estratégia efetiva, permitindo alcançar diferentes segmentos do seu público.

 

Desenvolva uma mensagem clara e consistente

 

Uma comunicação eficaz permite que o público-alvo, no primeiro contacto com a marca, tenha uma noção do produto da marca, e da mensagem geral da empresa (missão, visão, valores). 

 

A mensagem da empresa deve poder ser resumida numa única frase. Uma mensagem clara e consistente é fundamental para uma estratégia de comunicação efetiva. Certifique-se de que é fácil de entender, cativante e alinhada com os valores e a identidade da empresa. Um slogan ou uma cor que seja rapidamente associada à marca, muitas vezes permite bom ‘engagement’ com o público-alvo.

 

Crie conteúdo relevante e de qualidade

 

O conteúdo partilhado nos canais de comunicação deve ser relevante, interessante e de alta qualidade. 

 

Desenvolva uma estratégia de conteúdo que ofereça valor aos seus clientes, resolva problemas e forneça informações úteis. Isto inclui artigos, vídeos, posts informativos e outros formatos de conteúdo que sejam interativos com o público-alvo. 

 

Além disto, certifique-se de otimizar o seu conteúdo nos mecanismos de busca, usando a técnica SEO.

 

Estabeleça uma estratégia de marketing de influência

 

A imprensa e os ‘influencers’ desempenham um papel importante na amplificação da sua mensagem. Construir relações sólidas com jornalistas e ‘influencers’ relevantes pode ajudar a obter cobertura mediática e alcançar um público mais amplo. No caso de um público-alvo mais específico, pode optar por ‘influencers’ de niches e redes sociais específicas. 

 

Outra estratégia, são comunicados de imprensa no lançamento da marca ou de novos produtos, ou, para uma relação mais empenhada e uma imagem mais forte, eventos de ativação de marca (lançamento), com a presença de jornalistas e ‘influencers’ convidados. 

 

Ao estabelecer parcerias estratégicas, a empresa pode aproveitar esta visibilidade para promover a marca e alcançar um público segmentado.

 

Desenvolva um plano de ação e calendário

 

Uma estratégia de comunicação efetiva requer um plano de ação bem estruturado e um calendário para implementação. 

 

Determinar as ações de comunicação específicas a pôr em prática, para atingir os objetivos semanais, mensais, anuais, e por aí em diante, é significativo. 

 

O plano de ação é relevante porque estabelece uma linha condutora (costumer journey). Por exemplo, a empresa começa por fazer um evento de ativação de marca no seu lançamento. De seguida, uma campanha de marketing de influência e publicidade paga, para geração de tráfego nos canais da empresa. Depois uma campanha de marketing social, para apoiar os «valores da empresa». 

 

Divida o plano em etapas estratégicas para que cada uma sirva o seu funil de vendas.

 

Desenvolva um funil de vendas

 

Por exemplo, um plano de ação pode ser uma campanha de facebook ads, para geração de leads, seguido de e-mail marketing (newsletter e re-marketing), seguido de um webinar grátis que no final oferece o serviço da empresa. Todas estas etapas fazem parte de um funil de vendas.

 

Monitorize e avalie os resultados

 

Identifique o que está a funcionar bem e o que precisa de ser melhorado.

 

A última etapa da estratégia de comunicação é monitorar e avaliar constantemente os resultados da sua estratégia de comunicação. Estabeleça métricas-chave de desempenho que estejam alinhadas com os objetivos e use ferramentas de análise para acompanhar o progresso (nº de vendas, ROI, redução de custos, etc.). 

 

Analise regularmente os dados e ajuste a sua estratégia conforme necessário. Por exemplo, numa campanha de PPC, se de um mês para o outro, o custo por lead (cpl) diminuir, então a comunicação está a ser eficaz e foi melhorada. Se esse é o caso, talvez seja o momento de aumentar o orçamento para maior captação.    

 

 

Uma estratégia de comunicação efetiva é fundamental para o sucesso de uma empresa. 

 

Lembre-se que a comunicação é um processo contínuo e que a adaptação constante às necessidades do seu público é essencial para manter a relevância no mercado.

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