Em 2023, as redes sociais dominam os nossos ecrãs e os estímulos publicitários desorientam os nossos sentidos. No entanto, uma estratégia de marketing resistiu a todas estas mudanças e continua a ser uma força poderosa para impulsionar o crescimento digital: o email marketing.
Se quer entregar um produto hoje, tem que ter uma estratégia. Isto envolve um público para o qual vai comunicar e oferecer valor, e como o vai fazer.
Tudo isto faz parte do seu funil de vendas. O email marketing é uma das etapas. Comunicamos com a intenção de oferecer valor e informação aos leitores, mantendo-os informados.
Neste artigo, vamos explorar 4 dicas que ajudar a sustentar e transmitir uma mensagem confortável para os leitores.
Identidade Emoji
Iniciar o assunto do email com um emoji ajuda a chamar a atenção das pessoas para o seu email. Permite associação com a marca e, dependendo do emoji escolhido, pode ser muito eficaz.
Por exemplo, se enviar um email todos os dias às 9h, poderá acompanhá-lo com o emoji ‘chávena de café’. Isto é uma estratégia inteligente porque é a primeira coisa que os leitores vão notar quando se sentarem á secretária, abrirem a caixa de entrada com 30 novos emails por ler, e provavelmente com uma chávena de café na mão. E portanto vão abrir o seu email.
Peça uma resposta no ‘welcome email’
Depois de o seu leitor se inscrever, vai receber um email de boas-vindas (welcome email), provavelmente a apresentar as ‘caras’ da empresa e os tópicos mais recentes, ou o que quer que seja.
Neste email deve pedir uma resposta. O assunto do email pode até ser algo como: CONFIRME a sua subscrição à nossa lista de leitores.
Ao fazer isto, está a criar um primeiro envolvimento com o leitor. Se não fizer isso, o leitor provavelmente vai esquecer que se inscreveu. Além disso, se pedir uma resposta no primeiro email, está a evitar que os seus emails sejam diretamente redirecionados para a ‘gloriosa’ pasta de spam, onde o-mail marketing morre.
Alterar a foto do perfil do email
Se percorrer agora um pouco a caixa de entrada do seu Gmail, notará rapidamente que a maioria dos remetentes não possui uma foto de perfil. Apenas identificamos um remetente e abrimos o seu email pelo nome, certo?
Isto acontece porque, mesmo que tenham uma foto de perfil na sua conta, por padrão não é visualizada externamente.
Esta é uma oportunidade perfeita para se destacar no meio dos ‘medíocres’. E o mais engraçado é que demora apenas 10 segundos para mudar isto.
Alterar a sua foto de perfil para algo reconhecível pelos seus leitores é uma ótima maneira de chamar a atenção.
Por exemplo, se a maioria dos seus leitores vier da sua conta pessoal no Instagram, eles provavelmente estarão mais familiarizados com a sua cara do que com a marca da sua empresa, certo?
Portanto, mesmo que a sua comunicação seja apenas informativa, mas também com a intenção de chamar atenção para a sua empresa, deve manter a conexão com os seus leitores. Sendo assim, a sua linguagem deve permanecer pessoal e, neste caso, a foto de perfil deve ser sua.
No entanto, se a maioria dos seus leitores vier do website da sua empresa, é um cenário diferente. Neste caso, é mais adequado que a foto de perfil da newsletter seja a marca visual da empresa, pois é algo que as pessoas irão associar e reconhecer.
Se quiser ir ainda mais longe, pode até considerar alterar a sua foto de perfil para um gif animado. Esta é uma interação ainda mais dinâmica, sendo que envolve movimento numa página estática – a caixa de entrada do Gmail.
Posso garantir que 99% dos seus leitores vão reparar no seu email depois de fazer isto.
Segmente o seu público
Segmentar o seu público pode ajudar a desenvolver e entregar uma mensagem mais personalizada. Pode considerar segmentos como gênero, dados demográficos, interesses, clientes, canal de subscrição, entre muitos outros.
Isto permitirá que entenda cuidadosamente o que os seus leitores têm em comum, o que querem ler, como lhes pode entregar, etc.
De uma forma geral, desta maneira pode criar uma melhor oferta.
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