Como criar uma estratégia de Social Media!

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Uma estratégia de marketing de Social Media é um planeamento do que quer fazer e espera alcançar nas redes sociais. Estão descritas as ações e permite saber o que funciona e não funciona. Todos os posts, respostas, comentários e comentários devem ter um objectivo.

Etapa 1. Definir metas de marketing de Social Media que se alinham aos objetivos do Negócio.

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de Social Media é estabelecer objetivos e metas. Sem metas, não tem como medir o sucesso ou o retorno de investimento em Social Media (ROI) .
Cada um dos seus objetivos deve ser:
  • Specific
  • Measurable
  • Attainable
  • Relevant
  • Timely
Esta é a estrutura SMART , e é uma forma importante de garantir que realmente resultem em resultados comerciais reais, em vez de apenas ideais bonitas.
Acompanhe as métricas mais significativas
Lembre-se de que, embora as métricas mais básicas, como partilhas e likes, sejam divertidas e fáceis de acompanhar, é difícil provar o valor real delas para o seu negócio. Em vez disso, concentre-se em destinos como leads, referências e taxas de conversão.
Pode acompanhar diferentes metas para diferentes canais ou até mesmo diferentes utilizações de cada canal.
Certifique-se de alinhar os seus objectivos com a estratégia de marketing. Isso tornará mais fácil mostrar o valor do seu trabalho e obter o ROI.
Comece a desenvolver o plano de marketing de social media, anotando pelo menos três objectivos de social media.

Etapa 2. Aprenda tudo o que puder sobre seu público

Crie personagens de audiência
Saber quem é o seu público e o que ele quer ver nas redes é fundamental para criar conteúdo relevante, comentar e partilhar. Também é essencial para planear a ter o foco nos clientes e nos fãs.
Tente criar personagens de audiência . Eles permitem que pense como os seus fãs, seguidores e clientes como pessoas reais com desejos e necessidades reais. E isso permitirá que pense com mais clareza sobre o que oferecer.
Reunir dados do mundo real
Não faça suposições. Por exemplo, pode pensar instintivamente que o Facebook é o melhor canal para alcançar os Baby Boomers do que os Millennials, mas os números mostram que os Millennials ainda superam os Boomers no canal..
A análise de social media também pode fornecer uma tonelada de informações valiosas sobre quem são os seus seguidores, onde moram, quais idiomas que falam e como interagem com sua marca. Essas informações permitem refinar a estratégia e segmentar melhor os seus anúncios.

Etapa 3. Pesquise os concorrentes

O mais provável é que os seus concorrentes já utilizem os canais digitais – e isso significa que pode aprender com o que fazem.
Crie uma análise competitiva
Uma análise competitiva permite que entenda quem é a concorrência e o que está a fazer bem (e não tão bem).Terá uma boa ideia do que é esperado no seu setor, o que ajudará a definir algumas metas de social media.
Essa análise também ajudará a identificar oportunidades. Por exemplo, talvez um dos seus concorrentes seja dominante no Facebook, mas dedicou pouco esforço ao Twitter ou ao Instagram. Aqui pode concentrar o seu esforça nestes canais.
Ouça as redes sociais
À medida que acompanha as contas dos seus concorrentes e as palavras-chave relevantes do setor, pode notar mudanças estratégicas na forma como os concorrentes usam suas contas sociais.

Etapa 4. Realize uma auditoria de social media

Avalie seus esforços atuais
Se já usa ferramentas de social media , precisa dar um passo para trás e ver o que já fez e realizou.
Pergunte-se:
  • O que está a funcionar e o que não está?
  • Quem é o publico?
  • Quais os canais de socialmedia que mercado-alvo usa?
  • Qual a presença de social media dos seus concorrentes ?
Recolha esta informação.
Para ajudá-lo a decidir, faça as seguintes perguntas:
  1. O Meu público está aqui?
  2. Se sim, como estão a usar essa plataforma?
  3. Posso usar este canal para ajudar a atingir os objectivos?

Etapa 5. Configurar contas e melhorar os perfis existentes

Determinar quais as redes a usar (e como usá-las)
Ao decidir quais canais a utilizar também precisará definir a estratégia para cada canal.
Para referência, veja como outras pequenas e médias empresas estão utilizar os canais de social media para se comunicar com os clientes . Observe que o Facebook e o Instagram superam até mesmo o e-mail para essa finalidade.

Passo 6. Encontre inspiração

Embora seja importante que a sua marca seja diferenciada e única, você ainda pode ir buscar inspiração noutras empresas que são ótimas nas redes sociais.
Histórias de sucesso de redes sociais
Todas as redes sociais apresentam histórias de sucesso que destacam como as marcas estão a utilizar as suas ferramentas de maneira eficaz.
Contas e campanhas premiadas
Também pode conferir os vencedores do The Facebook Awards ou The Shorty Awards para exemplos de marcas que estão no topo.

Etapa 7. Crie um calendário de conteúdos de social media

Partilhar conteúdo é essencial, é claro, mas é igualmente importante ter um plano de publicações.
Criar um cronograma de publicações.
Aqui vai listar as datas e os horários das publicações de cada um dos canais.
Certifique-se de que o seu calendário reflecte a sua missão e os seus objectivos

Etapa 8. Teste, avalie e ajuste sua estratégia

A sua estratégia é um documento extremamente importante para o seu negócio, e não pode presumir que o fará exatamente na primeira tentativa. À medida que começa a implementar o seu plano e acompanha os seus resultados, pode descobrir que algumas estratégias não funcionam tão bem como se esperava, aqui vamos ajustando.
Acompanhe os seus dados
Além das análises em cada rede social (consulte a Etapa 2), pode usar os parâmetros UTM para rastrear os visitantesà medida que eles se movem pelo seu website. Assim, pode ver exatamente quais os sociais que direcionam mais tráfego para o seu website.
Re-avaliar, testar e fazer tudo de novo
Quando esses dados começarem, use-os para reavaliar a sua estratégia regularmente. Também pode usar essas informações para testar diferentes publicações, campanhas e estratégias entre si .
Testes constantes permitem que entenda o que funciona e o que não funciona, para que possa refinar a sua estratégia em tempo real.

 

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