A sua Estratégia Digital não Funciona?

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A sua Estratégia Digital não Funciona?

Grande parte das vezes a perceção que fica em relação às Estragégias de Marketing Digital é que qualquer pessoa está em condições para a Criar, Implementar e Analisar!

O que acontece é que nos dias de hoje os Canais e Ferramentas Digitais são cada vez mais complexos/as e completos/as, como tal tudo o que é desenvolvido no ambito de uma Estratégia deverá ser Profissional, vamos dar um exemplo simples:

Criação de uma campanha de Facebook Ads:

  • Design – Cumprir regras dos 20% / Criativo / Diferenciado
  • Copy – Criativo / Diferenciado / Call to Action / Claro e Objetivo
  • Escolha do objectivo – Escolher qual a ferramenta a utilizar de acordo com o objectivo a atingir
  • Colocação do URL – Criação de um url para controlar / analisar o comportamento do anúncio
  • Pixel – Criação de listas
  • Publicos – Definição de vários publicos para teste a/b
  • Google Analytics – Só com esta ferramenta é possivel perceber o comportamento de quem visita o site da campanha
Muito mais haveria para explicar, o que é um facto é que o Facebook para funcionar, deverá ter todas as suas funcionalidades bem exploradas e dominadas !

Em baixo poderá ver um exemplo de uma estratégia de Marketing Digital bem definida:

1) Defina muito bem o seu objetivo de Negócio

(este objetivo deverá estar alinhado com o Business Plan)
  • Obtenção de vendas
    • Online
    • Offline
  • Captação de Contactos
    • Para criar Listas (email / pixel / remarketing)
    • Para proceder a contactos telefónicos
  • Obtenção de Notoriedade – Brand Awareness

2) Defina o seu objetivo de Marketing

  • Ex: Enviar tráfego para a loja online (para aumentar as vendas)
  • Ex: Enviar tráfego para a Landing Page (para captar contactos)

3) Defina a estratégia de Marketing Digital

  • Como chegar do ponto A ao ponto B
  • Que canais utilizar
    • Dominar todas as ferramentas de Social media (Pixel, públicos, dimensões, remarketing, catálogos)
    • Dominar todas as ferramentas do Adwords (Search / Display / Sopping Remarketing / Google Search Console / events)
    • O site está totalmente otimizado
      • Otimizado para vender / captar leads / envolver
  • Que comunicação utilizar
    • Está-se a diferenciar dos concorrentes?
    • Comunica de forma profissional?
    • A sua comunicação é coerente?
    • O “copy” e o “design” cumprem as regras básicas de “engagement” e “call to action”?
    • Utiliza uma pitada de “criatividade” e de “graçolas”
  • Nas campanhas pagas cumpre as regras do teste a/b

Exemplos:

 

4) Analise diariamente a performance da sua estratégia

  • Defina Métricas a analisar
  • Defina uma periodicidade para analisar os relatórios
  • Tome decisões (otimize) de acordo com a análise efetuada

5) FINAL – OBJETIVO ATINGIDO – REPLIQUE INOVANDO NA PRÓXIMA ESTRATÉGIA

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